"O planejamento é um instrumento indispensável para a ação pedagógica, já que outro modo, seria impossível orientar o processo até os propósitos perseguidos-e uma proposta educativa deixa de sê -lo se não tratar de tornar realidade certas finalidades previamente trabalhadas."(Delia Lener Zunino e Alicia Palácio de Pizani, (1995,p.50)
Acreditando que planejamento é indispensável para as aulas darem certo dei inicio a primeira parte do da Unidade de Ensino Elaborada para as aulas de Estudos Sociais.
Minha turma de primeira série durante esta semana confeccionou um álbum com o tema Eu Criança. Em cada página questões eram levantadas para que através de desenhos os alunos fossem relatando.
Minha turma de primeira série durante esta semana confeccionou um álbum com o tema Eu Criança. Em cada página questões eram levantadas para que através de desenhos os alunos fossem relatando.
Minha História- Eu Criança
Meu nome é-------------------Tenho--------anos
Nasci no dia-----------
Eu Criança
Já fui uma sementinha, bem pequenina guardada com carinho na barriga da mamãe.
Depois eu nasci....e fiquei um bonito bebê...
Hoje sou assim... Quando eu crescer serei assim...
Este é meu corpo.Como eu sou?
O mundo é cheio de coisas bonitas. E tudo isso eu posso.. ver,ouvir,cheirar,pegar,comer.
Minhas preferências.
Eu gosto de ....
Eu não gosto de...
Movimentos do meu corpo.
O que posso fazer com minha cabeça,braços,mãos,tronco,pernas.
Esta é minha família.....
Está é minha casa....
Quem cuida da minha casa....
O que faço para ajudar minha família...
O que eu faço em um dia...
de manhã, à tarde, à noite
Brinquedos que mais gosto....
Animais que gosto....
Minha escola é assim
Esta é a segunda parte do planejamento, até aqui conhecemos o aluno e sua família, depois iremos mostrar ao aluno a escola e o bairro, onde ele mora e onde a escola esta localizada.Todo o registro é realizado com desenhos, são alunos de primeira série e muitos ainda não sabem escrever.
Depois eu nasci....e fiquei um bonito bebê...
Hoje sou assim... Quando eu crescer serei assim...
Este é meu corpo.Como eu sou?
O mundo é cheio de coisas bonitas. E tudo isso eu posso.. ver,ouvir,cheirar,pegar,comer.
Minhas preferências.
Eu gosto de ....
Eu não gosto de...
Movimentos do meu corpo.
O que posso fazer com minha cabeça,braços,mãos,tronco,pernas.
Esta é minha família.....
Está é minha casa....
Quem cuida da minha casa....
O que faço para ajudar minha família...
O que eu faço em um dia...
de manhã, à tarde, à noite
Brinquedos que mais gosto....
Animais que gosto....
Minha escola é assim
Esta é a segunda parte do planejamento, até aqui conhecemos o aluno e sua família, depois iremos mostrar ao aluno a escola e o bairro, onde ele mora e onde a escola esta localizada.Todo o registro é realizado com desenhos, são alunos de primeira série e muitos ainda não sabem escrever.
3 comentários:
Legal, Cris! Aguardo ansiosa sua próxima postagem para saber como foi aplicado esse planejamento com as crianças, ou seja, as suas reflexões a respeito dessa aplicação, de como foi, o que as crianças disseram, como se comportaram, como você avaliou a atividade. ;)
Abraço
Daisy,coloco onde essas informações de maiores detalhes.Tenho colocado no blog as atividades bem resumidas,pois o planejamento dessas atividades e grande e talvez não de para entender,mas leva semanas para concluir.Gostaria de dar mais detalhes,mas tenho medo de ficar muito extenso. Abraços
Ainda estou desenvolvendo essa atividade,assim que concluir irei postar relatos de conclusão. O que posso deixar registrado que está muito interessante,principalmente as histórias dos nomes,estamos quase concluindo o livro,que será entregue a todos com as histórias e as fotos dos alunos da turma.
Postar um comentário