domingo, 23 de maio de 2010

PROPOSTA DE TRABALHO

ENSINANDO CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA


“O ideal da educação não é ensinar o máximo, maximizar os resultados, mas é acima de tudo aprender a aprender, aprender a se desenvolver, e aprender a continuar a se desenvolver, mesmo após deixar a escola” (PIAGET, 1976, P. 30)


Quando pensamos em trabalhar numa perspectiva construtivista é fundamental levar em consideração as contribuições de Piaget, pois a construção ao longo do processo de desenvolvimento está associada com os estágios de desenvolvimento descritos em seu trabalho.
No trabalho de ciências devemos definir o tema, propondo um conjunto de questionamentos ou problemas a serem investigados, possibilitar aos educandos que demonstrem o que sabem sobre o assunto, propor atividades concretas, contemplar as atividades com pesquisas em diferentes fontes, e sistematizar o processo de aprendizagem. Se trabalharmos dentro dessa perspectiva com certeza teremos sucesso e proporcionaremos momentos de construção de conhecimentos os quais serão levados para suas vidas.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Uniste a teoria de Piaget ao descrever os assuntos abordados em aula. É isso aí. Só sugiro que nas próximas postagens, possas relacionar a teoria articulando-a às experiências concretas (algum exemplo interessante do dia-a-dia), certo?

Grande abraço, Anice.