quarta-feira, 23 de junho de 2010

REFLEXÃO DA PRÁTICA DE ESTÁGIO

Chegamos ao final de mais uma semana e fico contente, pois o planejamento deu certo.
Com o conteúdo “Ciclo da água na natureza” conseguimos trabalhar com várias questões tais como: análise, discussão, descrição, observação, ilustração, visualização, síntese e interpretação, este conteúdo se manteve interligado toda a semana com tudo que desenvolvemos.
A temática escolhida para organizar o plano de estágio é muito complexa, abre vários leques possibilitando um trabalho rico e criativo. A temática “consciência planetária é muito interessante, pois estamos conseguindo ultrapassar as visões de que pensar em planeta e principalmente em consciência é ir além de preservar a fauna e a flora. Estamos conseguindo pensar nas relações humanas, nas mudanças sociais que ocorrem a cada dia. Trabalhar com essa data comemorativa que foi o dia das mães foi muito legal, trazer para a escola questões de família é complexo e em momentos nos deixa em total insegurança, entender que muitas crianças já administram conflitos como se fossem adultos e buscam alternativas para resolve-los.Nas falas entendemos bem quem não tem a mãe por perto mas que aceitam viver com outras pessoas que fazem o mesmo papel e não deixam de amar, criar e agradar como se fossem as mães verdadeiras.
A emoção de construir, criar algo com a intenção de presentear e poder explicar tudo o que aprenderam até agora sobre a preservação do meio em que vivem estava à flor da pele de todos. Ver a mãe usar uma sacola que servirá de alternativa para consumir menos sacos plásticos no supermercado era uma expectativa visível em todos. Todo o material usado foi muito simples, mas foi feito com muito amor.Poder pássaro recado de que a geração de hoje e do futuro agradecem por essas atitudes, esses cuidados em relação ao meio ambiente.
Na aula onde iríamos trabalhar com um texto sobre as mães, modifiquei e trabalhamos com o poema Borboletas de Vinicius de Morais. O poema foi passado no quadro e pedi que todos criassem um poema seguindo o lido e criassem um poema para suas mães nomes mo sentido do poema das Borboletas, usando rimas, qualidades e muito amor. Nas sacolas retornáveis os alunos usaram os fuxicos e também pesquisaram na internet como escrevemos “Mãe te amo em outras línguas, ficou lindo”.
Um aluno trouxe uma reflexão maravilhosa sobre o ciclo da água, numa manhã choveu e logo após saiu sol, esquentando um pouco, observando o que estava acontecendo lá fora olhou para seu desenho sobre o conteúdo e explicou que à água com o calor iria esquentar e subir para as nuvens se encontrando com o vento e formando novas nuvens para chover novamente. Ouvir as palavras evaporação, ciclo ficou registrado que realmente tivemos aprendizagem ouvindo este relato.
Não tenho a pretensão de mudanças profundas, mas tenho a certeza que estou construindo de fato novos saberes que serão levado para suas vidas com qualidade.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Minha função é alertar que no blog não é recomendado trazer atividades que foram realizadas em outro local, no entanto entendo o porquê de teres postado aqui.

Trazes vários e bons exemplos de aprendizagem que merecem reconhecimento.

Grande abraço, Anice.