ALUNOS DO PEAD VÃO A BIENAL
Roteiro 1- Santander Cultural
Mostra Monográfica JORGE MACCHI
Roteiro 2-Margs-Térreo
Mostra Monográfica - Franciscoi MATTO
Margs- Segundo Andar
Mostra Monográfica
öyvind FAHLSTRöM
" O melhor ensinamento acontece quando o professor trabalha com suas próprias idéias e não com modelos rígidos nos quais não acredita". (Luiz Camnitzer, Curador pedagógico da sexta Bienal do Mercosul)
Um comentário:
Olá, Belmira!
Que bom que você está retornando ao blog e postando seus comentários! Bom, gostaria de fazer algumas colocações para ajudá-la a qualificá-lo ainda mais e ajudar também na produção da sua síntese. Vamos lá:
-Ao postar aquela frase do Paulo Freire: o que você entendeu dela? Como ela afeta a sua prática? Que relações tem com ela?
-A frase de Vygotsky tem a ver com o trabalho realizado com sucata junto às crianças, certo? O que essa frase ajudou no desenvolvimento desse trabalho? Em que sentido? Conte-nos um pouco mais sobre essa atividade.
-Legal a atividade de música ("show de talentos"). Seus alunos participaram? O que tocaram? Você conversou com eles sobre isso em aula? Que reflexões você pode fazer sobre a atividade, o envolvimento dos alunos e o seu?
-Sobre Teatro: para além das reflexões expressas no seu inventário, que outras reflexões, evidências de aprendizagem você pode identificar e comentar aqui no seu blog? O que as aulas, essa atividade mudou no seu modo de ver o teatro e o trabalho com essa área do conhecimento na sua prática? Ou não mudou? Por quê?
-Você levou os seus alunos na Bienal? Além das fotos, que outras questões você acha importante levantar sobre essa visita para ti, para os seus alunos? Conte-nos como foi, que reflexões você fez durante a visita e como foi encaminhado o resultado disso com as crianças.
-Sobre a peça Rapunzel: você contou a história antes e depois foram assistir à peça? Como as crianças reagiram? O que você achou da peça? Que reflexões pode fazer a partir dos textos lidos na disciplina? De que forma você entende que foi realizada uma prática interdisciplinar com as crianças, conforme você expressa na sua postagem?
-Na sua postagem sobre Ludicidade, você colocou uma recomendação de atividade, não é? Ou fez essa atividade com as crianças da sua turma? Não ficou muito claro isso. Se fez, como foi? Como reagiram? Que evidências de aprendizagem você identifica a partir dessa caminhada no Eixo 3?
-Na postagem de EPPC, aquele parágrafo é seu ou você tirou de algum texto? Você pode colocar a fonte? O que você refletiu sobre esse trecho? Divida conosco.
-Artes Visuais: você consegue identificar quais são os modelos rígidos praticados em nossas salas de aula? Como você compreende o trabalho com artes? O que a Bienal fez você pensar?
Bom, são vários questionamentos, mas que circulam dentro da mesma linha, qual seja, de apontar as evidências de aprendizagem, as reflexões realizadas durante ou após as atividades, a sua compreensão sobre as leituras, as situações de aprendizagem, as disciplinas, as práticas.
Aguardamos novas postagens com mais relatos seus. As fotos são muito boas e deve continuar colocando como forma de registro e ilustração dos comentários, mas esses (comentários) são a parte principal de cada postagem. ;-)
Abraço
Postar um comentário