quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DE ENSINO

“O FAZER DO PROFESSOR”

Encontrei postado nos trabalhos da interdisciplina: Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, trechos que hoje me ajudam a refletir sobre minha prática. Tais como:
“Ensinar, diz Paulo Freire, não é um ato mecânico de transferir aos educandos o perfil do conceito do objeto, mas tornar possível a eles, epistemologicamente curiosos, a apropriação da significação do objeto”.(Paulo Freire)
Refletindo sobre essa questão a aprendizagem não ocorre apenas na escola, ocorre desde o nascimento através das sensações, percepções, diálogos com diferentes grupos.
Ao trabalhar sobre o meio ambiente conteúdo principal do “Projeto de Aprendizagem” desenvolvido com a turma de estágio, especificamente sobre a reciclagem do lixo com orientações sobre o reaproveitamento do lixo, percebi que gradativamente os alunos adotavam novos hábitos com relação ao lixo produzido na escola e em suas casas. Constatei que todas as informações recebidas na escola foram levadas para suas casas e lá houve uma continuidade e um compartilhamento do que haviam aprendido na escola junto das famílias.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Aqui colocaste entre aspas e ficou fácil discernir os teus pensamentos dos autores. No entanto, faltou inserir o livro de Freire e o ano de sua publicação.

Tua observação é pertinente, pois o fato dos alunos levarem para outro local o que foi aprendido na escola revela que isto, de fato, significou.

Grande abraço, Anice.