segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CONTAR HISTÓRIAS FAZ PARTE DO MEU PLANEJAMENTO

Hora de Contar Histórias

Geralmente para iniciar uma nova temática uso a contação de história ou a famosa “Hora do Conto” e não deixo de aplicar as recomendações do autor Celso Sisto. Ao contar a história procuro olhar para meus alunos, uso uma linguagem de acordo com meu público, procuro de maneira alguma esquecer a seqüência da história, sempre organizo uma produção de imagens para que os alunos possam acompanhar não só ouvindo, mas também com o visual, na hora de contar os gestos fazem a diferença e dão emoção a história desperta a atenção de todos o planejamento deve ser feito antes e nada de improviso, enfim são recomendações que dão certo e devem ser seguidas para que o trabalho seja construtivo e interessante.
Neste mês das crianças estamos trabalhando com o autor do Sítio do Pica Pau Amarelo o fabuloso Monteiro Lobato, já ouvimos várias histórias e exploramos muito todos os personagens. É gratificante ver o entusiasmo dos alunos ao ouvir belas histórias e participar motivados e interessados no trabalho.
Em 2007 já havia registrado um momento marcante referente a interdisciplina de literatura infantil e Aprendizagem. E deixo registrado que deste então as histórias fazem parte do meu planejamento.
“No dia 30/10/2007, levei os alunos ao teatro do SESI para assistir Rapunzel, um sucesso. Um espetáculo maravilhoso que encantou a todos por sua beleza de cenário, atores e mais ainda por ser uma história de conto de fadas. Os alunos ficaram alucinados, já conheciam a história e a todo o momento queriam ver o que ia acontecer; se era igual á história que eles já tinham ouvido. Os olhos brilhavam a cada cena, quando terminou não queriam ir embora. No próximo dia aproveitamos para trabalhar com as feiticeiras, era o dia das Bruxas e todos escolheram a suposta mãe da Rapunzel para ser a Bruxa malvada do dia, retomamos a história, os personagens e fantasiamos mais ainda usando a personagem da mãe malvada. Foi um sucesso a aula e constatei mais uma vez que é muito importante contar e ouvir histórias, o trabalho fica mais fácil, enriquece todas as atividades propostas. Minha escola tem uma biblioteca muito boa que incentiva a leitura e valorizam à hora do conto, todas bem elaboradas e trabalhadas sempre com entusiasmo e sucesso. Nosso próximo conto vai ser João e Maria, os alunos escolheram trabalhar com essa história para conhecer melhor a Bruxa deste conto”.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Pode parecer pouco, mas estas recomendações que citaste no primeiro parágrafo fazem toda diferença. Ajuda a significar a ação, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.