segunda-feira, 11 de outubro de 2010

QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS

Gostaria de registrar a importância que teve para minha formação a interdisciplina “Questões étnico Raciais na Educação”. Atualmente faço um curso a distância “Procedimentos Didáticos Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro Brasileira” e tenho condições de retomar e aproveitar muito do que aprendi e construí com a interdisciplina citada acima. Uma atividade solicitada pelo curso me reportou ao eixo 6 facilitando sua construção e aplicação.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
A) TITULO DA ATIVIDADE:
“HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” UM EXERCÍCIO DE INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.
B) CONCEITOS SELECIONADOS:
- Identidade, identidade negra, raça.-
C) OBJETIVOS:
Geral:
- Refletir sobre a diversidade étnico racial brasileiro a luz da lei nº 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da História da África e dos afro-brasileiros no ensino fundamental e médio.
Específicos:
- Sensibilizar os alunos da necessidade de compreender e respeitar a diversidade étnico-racial, as diferenças físicas e de gênero, para a formação de uma sociedade igualitária.
- Refletir sobre o preconceito racial e étnico presente em nossa sociedade.
- Ouvir histórias.
- Conhecer a influência da culinária africana em nossa alimentação
- Reconhecer sua própria história como parte de uma cultura já existente.
- Valorizar e respeitar as diferentes culturas presentes em nossa sociedade.
- Pesquisar sobre a presença da cultura africana na sociedade brasileira.
- Refletir sobre os povos afro brasileiro.
- Reconhecer a herança da cultura africana presente na nossa sociedade.
- Promover a convivência harmônica e com respeito.
D) DESCRIÇÃO (ementa)
Este trabalho será realizado tendo como base o paradigma de Paulo Freire. Buscaremos a partir da história “Menina bonita do laço de fita” conhecer um pouco mais as famílias dos alunos, suas origens, crenças, costumes, vocabulário, da realidade das mesmas. Assim, a partir da realidade concreta em que está inserido o aluno, das suas histórias de vida, trabalhar temas com significação para essas comunidades. Então, através de uma prática educativa-crítica propiciar as condições para que os alunos vivenciem a experiência profunda de assumir-se.
“Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de raiva porque capaz de amar”. (Paulo Freire–Pedagogia do Oprimido)
E) DESENVOLVIMENTO
1) Hora do conto com a História “Menina Bonita do Laço de Fita”
2- Debate sobre a história.
3- Ilustração da história.
5- Entrevista com os familiares sobre as diferenças e semelhanças com outros parentes, (serão socializadas essas informações com toda a turma).
6- Mosaico de fotografias das famílias dos alunos.
7- Fazer sua árvore genealógica, (conhecer sua identidade familiar).
8- Auto -retrato.
9-Localização no Mapa mundi, no mapa do Brasil e no mapa do Rio Grande do Sul os países ou cidades de onde vieram os pais e ou avós das crianças, (sua origem).
10- Conversa sobre as diferentes etnias que forma a população brasileira e retomada da história para trabalharmos com a afro brasileira.
11- Pesquisa na sala de informática sobre nossas heranças afro brasileiras.
12- Dar visibilidade às histórias de vidas das crianças através da criação de um blog com postagem dos trabalhos e pesquisas realizados pelos alunos.
13-Confecção da boneca da história e exposição dos trabalhos na escola para outras turmas.
14- Encerramento dos trabalhos realização de um encontro com a presença dos pais ou responsáveis pelas crianças, no qual cada aluno apresentará o seu trabalho, origem dos pais, avós.
F) PÚBLICO ALVO:
Turma: 3ª série do ensino de oito anos
Número de alunos atendidos: 25 alunos
G) FACILITADORAS:
Professoras Cristina Winter
Sonia Porciúncula
H) PERÍODO DA REALIZAÇÃO:
Na primeira quinzena do mês de novembro
I) Duração:
4 aulas ou mais
J) - LOCAL:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Fausta Teixeira.
l)- MATÉRIAS DE APOIO:
Papel, lápis de cor, Livros infantis e informativos; cds; máquina fotográfica; aparelho de som; dvd; massa de modelar; papel: sulfite, cartão, pardo.Tecidos, botões,lãs,linha,agulha,etc.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Aqui poderias ter explicado e comentado sobre a atividade com tuas próprias palavras. Com certeza, seria mais interessante para o leitor justamente porque tu irias explicar mais o significado de cada etapa.

Grande abraço, Anice.