PDE- PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA
A maioria dos governos está comprometida com a melhoria dos sistemas educacionais quanto à qualidade do processo educativo e controle dos resultados. Há duas décadas as escolas vem sendo estimuladas e até exigidas a responsabilizar-se pelo seu próprio desenvolvimento: o mecanismo tem sido o de deslocar a governança do sistema educacional das autoridades centrais para as escolas.
A escola como uma organização, um sistema precisa: planejar, organizar-se, ter forte liderança e o controle das ações; dos processos e dos diferentes recursos que a viabilizem.
Não há mais lugar para uma escola sem condições adequadas de organização e funcionamento, sem espaço para definição e organização de seus processos, sem identidade e sem compromisso com os alunos e com a sociedade, sem valores, sem visão de futuro, sem missão de objetivos claros, sem estratégias de ação, sem metas de desempenho.
A nova escola depende de um conjunto de medidas que devem ser tomadas para reverter o quadro de ineficiência e de baixa qualidade do ensino.
O PDE, como ferramenta gerencial, não substitui o pedagógico e sim o complementa.Não indica o método pedagógico a ser adotado, mas sinaliza se este está falhando.
O PDE tem por objetivo auxiliar a equipe escolar na tarefa de transformação de suas escolas eficazes, de qualidade. Constitui um guia para que a escola se auto-avalie e estabeleça o patamar de desempenho que pretende alcançar em um determinado prazo,mediante conjunto de objetivos estratégicos, metas e planos de ação, com responsabilidades, prazos e custos definidos. É um guia para as ações estratégicas da escola.
Nossa Escola vive um momento importante já passamos pela fase de Preparação, onde definimos passos, identificando responsabilidades, promovendo o estudo do manual e divulgando o processo a toda a comunidade escolar. Agora estamos na fase da Auto- Avaliação, análise situacional ou diagnóstico, no terceiro passo iremos definir a Visão Estratégica e do Plano de Suporte Estratégico, em nosso quarto passo iremos para a Execução e por último Monitoramento e Avaliação.
Nosso prazo para seguir todos esses passos e até final de Junho.
A maioria dos governos está comprometida com a melhoria dos sistemas educacionais quanto à qualidade do processo educativo e controle dos resultados. Há duas décadas as escolas vem sendo estimuladas e até exigidas a responsabilizar-se pelo seu próprio desenvolvimento: o mecanismo tem sido o de deslocar a governança do sistema educacional das autoridades centrais para as escolas.
A escola como uma organização, um sistema precisa: planejar, organizar-se, ter forte liderança e o controle das ações; dos processos e dos diferentes recursos que a viabilizem.
Não há mais lugar para uma escola sem condições adequadas de organização e funcionamento, sem espaço para definição e organização de seus processos, sem identidade e sem compromisso com os alunos e com a sociedade, sem valores, sem visão de futuro, sem missão de objetivos claros, sem estratégias de ação, sem metas de desempenho.
A nova escola depende de um conjunto de medidas que devem ser tomadas para reverter o quadro de ineficiência e de baixa qualidade do ensino.
O PDE, como ferramenta gerencial, não substitui o pedagógico e sim o complementa.Não indica o método pedagógico a ser adotado, mas sinaliza se este está falhando.
O PDE tem por objetivo auxiliar a equipe escolar na tarefa de transformação de suas escolas eficazes, de qualidade. Constitui um guia para que a escola se auto-avalie e estabeleça o patamar de desempenho que pretende alcançar em um determinado prazo,mediante conjunto de objetivos estratégicos, metas e planos de ação, com responsabilidades, prazos e custos definidos. É um guia para as ações estratégicas da escola.
Nossa Escola vive um momento importante já passamos pela fase de Preparação, onde definimos passos, identificando responsabilidades, promovendo o estudo do manual e divulgando o processo a toda a comunidade escolar. Agora estamos na fase da Auto- Avaliação, análise situacional ou diagnóstico, no terceiro passo iremos definir a Visão Estratégica e do Plano de Suporte Estratégico, em nosso quarto passo iremos para a Execução e por último Monitoramento e Avaliação.
Nosso prazo para seguir todos esses passos e até final de Junho.
2 comentários:
Oi, Cris! Achei essa sua mensagem nesse endereço: http://www.guiadosmunicipios.com.br/pe/Cachoeirinha/.
Mas, achei engraçado, porque ele remetia para o seu portfólio. Você escreveu e eles publicaram nesse blog? É um blog da cidade? Pergunto, porque não tem uma referência nele.
De qualquer foram, não entendi a ligação que você quis fazer com o Seminário Integrador. Poderia Editar a mensagem, procurando antes de iniciar este texto, fazer a uma explicação a respeito?
Obrigada.
Abraço.
Olá Daisy
Não entendi,qual mensagem você acho?
Não escrevi para ninguém.
O que ue achei engraçado é que estes dias estava fazendo uma pesquisa para minha filha sobre o município de Cachoeirinha e por lá encontrei minha linha de tempo,aquela que fizemos da Escola,não entendi como foi parar por lá eu não enviei para ninguém para publicarem em outro lugar.Mas sobre teu comentário tente me explicar melhor.
Abraços
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