domingo, 10 de maio de 2009

Filosofia da Educação

PLATÃO
DEFESA DE SÓCRATES
Acusação:
" Sócrates é um réu de pesquisar indiscretamente o que há sobre a terra e nos céus, de fazer com que prevaleça a razão mais fraca e de ensinar aos outros o mesmo comportamento"

Defesa:
Não é admissível.
Um denúncia sem o propósito de por a prova o denunciado.É impossível crer em poderes demoníacos e divinos sem acreditar em demônios e heróis.
A condenação pela falta de provas, pode acontecer pelo rancor e calúnia de muitos.
Quando se toma uma posição, talvez por considerá-la a melhor opção ou porque foi uma ordem recebida a pessoa deve permanecer firme diante dos riscos e perigos, salvo a desonra para reconsiderá-la.
A ignorância mais condenável é supor saber o que não sabe.
Todos os conselhos dados foram sem pedir remuneração. Jamais ter ações fora dos limites da justiça tanto nos negócios particulares como nas poucas internações nos negócios públicos.
Sócrates na opinião corrente, certo ou errado, distingui-se do comum dos homens.
O homem não deve encenar dramas lamuriantes pelo medo de morrer, um comportamento decente é uma questão de honra. Não é justo pedir absolvição de um fato e sim pedir o direito de informar de como este aconteceu para ser julgado segundo leis ou regras.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anice - Tutora PEAD disse...

Belmira: Tenho explicado a função do diário de bordo de vocês para que aos poucos as postagens fiquem mais subjetivas, mais a "cara de vocês", com a marca de vocês. Aqui é um espaço onde colocarão as aprendizagens, ideias, desabafos, enfim, colocarão tudo que viveram e foi significativo para um registro ao longo do PEAD. Vocês podem colocar um trecho de música, atividade, video, no entanto, é necessário contextualizar ao leitor, explicar a seleção de determinado trecho, ok? Não esqueça que existem leitores aqui do teu blog que não são do PEAD, ou seja, é importante situá-los. Abraço, Anice.