domingo, 4 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

"....pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudoos das classes populares, chegam a ela- saberes socialmente construídos na prática comunitária mas também, como há mais de trinta anos venho sugerindo discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos"(Freire,1996).
A educação de Jovens e Adultos continua a ser um grande desafio para nós professores, entender todas as mudanças ocorridas desde o final do século XX e buscar respostas urgentes para as novas propostas se faz necessário. É preciso uma transformação profunda nas práticas de ensinar/aprender, só assim conseguiremos formar futuras gerações, possibilitando a estas a construção de novos saberes.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina! Tens percebido mudanças em tua escola? Desde teu início até agora notas modificações significativas quanto a estrutura curricular, interação aluno-professor e relação entre os professores? Há uma abertura para o novo? Abraço, Anice.

Cristina Winter disse...

Olá, Anice
Sim, já teve muitas mudanças na minha escola,mudamos a estrutura curricular, a modalidade de atendimento e a grande parte dos professores estão sempre buscando novas alternativas. Temos que caminhar muito ainda.
O novo para muitos encomoda.
Abraços

Anice - Tutora PEAD disse...

Com certeza incomoda. As pessoas têm dificuldades de fazer diferente, mas que bom perceber estas mudanças, não é mesmo? Mesmo que ainda falte muito, se vê que há uma caminhada em direção ao melhor. Abraço, Anice.