domingo, 27 de setembro de 2009

As Revoluções Silenciosas na Educação e na Saúde Mental dos Professores

Na Sexta Feira dia 25/09/09 participei de um Seminário onde uma das temáticas trabalhadas foi "As Revoluções Silenciosas na Educação e na Saúde dos Professores". Muitas reflexões trazidas pelo palestrante veio de encontro as aprendizagens já adquiridas no PEAD.
Para reflexão deixo algumas das colocações feitas no desenvolvimento dos trabalhos:
"A educação é vista como uma aprendizagem que outorga os privilégios de uma posição social relevente e de retribuições econômicas, de acordo com o nível de educação avançado".
"A educação frente a esses desafios revolucionários, exigirá dos professores novos desafios humanos".
"O professor terá que reaprender sua pedagogia, reconfigurá-la junto a demanda social".
Entendo que hoje mais do que nunca o professor não pode adoecer frente as dificuldades e sim deve encorajar-se seguindo em frente, ultrapassando a todas as barreiras, a constante atualização é necessária, nunca tentando encontrar respostas prontas para tudo.
As mudanças muitas vezes são silenciosas, muito moderadas a longo prazo,mas não podemos desistir, deixar de lutar, construir um futuro melhor faz parte dos nossos sonhos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é, Cristina! A mudança ocorre sempre e devemos encontrar a melhor maneira de se adaptar às novas demandas e necessidades. Para isso, o trabalho em conjunto, a leitura atualizada e a vontade de fazer diferente tem que estar presente, não é mesmo? Abraço, Anice.