domingo, 15 de novembro de 2009

SEMINÁRIO INTEGRADOR

CONSTRUÇÃO DE UM PA COM ALUNOS DE SÉTIMA E OITAVA SÉRIE.

Quero deixar registrada a importância que o Seminário Integrador, teve para mim neste curso tão maravilhoso onde todas as interdisciplinas são muito importantes e deixam marcas diferentes.
Trabalhar com O PA me abriu novas possibilidades de atrair os alunos para a construção de novas aprendizagens significativas e prazerosas.
Em 2008 participei de um Curso no Ministério Público sobre Paternidade Consciente e na mesma época outras colegas faziam uma capacitação sobre Sexualidade. O objetivo era trazer para a escola informações sobre estes assuntos e organizar um projeto a ser desenvolvido com toda a comunidade escolar. No final de 2008 apresentamos o projeto em Assembléia geral para aprovação dos pais, professores e funcionários, tendo como data para iniciarmos a formação com os professores no primeiro semestre de 2009. Em 2009 realizamos a formação e no segundo semestre os professores passaram a produzir com os alunos trabalhos, foram envolvidos neste projeto todas as disciplinas, temos como objetivo final uma mostra de trabalhos onde iremos apresentar todos os trabalhos desenvolvidos.
Fiquei com a temática “Paternidade Consciente” e estava em dúvida como iria desenvolver, durante a construção do PA minhas dúvidas foram sendo sanadas e conclui que poderia fazer um PA com os alunos dentro desta temática. Apresentei a proposta que foi aceita e iniciamos a construção do Projeto de Aprendizagem. Formamos os grupos e estes iriam trabalhar com a mesma temática, porém cada grupo criou a pergunta inicial e a pergunta norteadora e já estamos nas dúvidas e certezas, marcamos o Laboratório de Informática para registrarmos o trabalho de pesquisa. Até o momento trabalhamos com músicas, slides, textos e imagens. Tenho a intenção de nas próximas semanas criar o mapa conceitual, aproveitando a idéia de David Ausubel que diz: “O mapa conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos, construído de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes.” O mapa conceitual para mim e para os alunos com certeza será mais uma ferramenta que iremos utilizar para organizarmos e representarmos nosso conhecimento.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina!

Fiquei entusiasmada com tua postagem, pois realmente estás sabendo aproveitar o que o PEAD proporciona!

O que te chamou atenção nesta nova forma de trabalho? Quais foram as reações dos alunos? Há uma maior autonomia, iniciativa, interação?

Abraço, Anice.

Cristina Winter disse...

Oi, Anice!
Com certeza o aproveitamento que estou tendo com o curso é muito mais do que esperava, ou melhor ao fazer outros cursos não encontrei nada parecido com o PEAD,nada motivada não cheguei ao final em nenhum deles.
A proposta deste trabalho é mesmo muito interessante, os alunos querem participar muito, de forma criativa e interativa.
Quando estivermos com o trabalho bem estruturado irei postar no Blog.Estou curiosa para o ver como vai ser a construção do mapa conceitual.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina: Que bom que estás motivada. Vamos aguardar esta postagem então. Grande abraço, Anice.