domingo, 22 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE
“Paulo Reglus Neves Freire (Recife, Brasil 19 de setembro de 1921São Paulo, Brasil 2 de maio de 1997) foi um educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial[1], tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.[carece de fontes?]
O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico.[carece de fontes?] Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.”(Wikipédia. A Enciclopédia Livre)”.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada, devido a necessidade de ter que trabalhar para ajudar a família a sustentar a casa e querem voltar a estudar. No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.A educação popular,como também é conhecida a EJA,supera as relações estabelecidas tradicionalmente, em que apenas um ensina - o professor. Aqui educadores e educando estão numa perspectiva horizontal em que um ensina ao outro e o outro ao aprender também ensina, tendo um diálogo como articulador das ações de ensinar e aprender.”(Wikipédia - A Enciclopédia Livre)
Após ler Paulo Freire e assistir aos vídeos: Paulo Freire Contemporâneo.(parte1) (Libras) e Paulo Freire Contemporâneo.(Parte2) (Libras) do autor Toni Venturi, retirados da Biblioteca Digital do Ministério da Educação, consigo fazer uma reflexão da minha prática com Alfabetização de Jovens e Adultos. Não tinha clareza se trabalhava ou não seguindo o método Paulo Freire, pois na mesma época falava-se muito no construtivismo, hoje após ter estudado e compreendido do mais sobre a teoria de Paulo Freire, percebo o quando mesmo sem saber usava seu método. Entendo que ao trabalhar com os Temas Geradores possibilitei aos meus alunos um desenvolvimento muito grande no processo de ensino-aprendizagem, ao priorizar os trabalhos dentro de uma construção do conhecimento, levei os aluno a pensar, refletir, dialogar e aprender diferentes conceitos, criando uma autonomia para a busca de novos conhecimentos.
Segundo Paulo Freire o ato educativo deve-se sempre a um ato de recriação, de re-significação do significado, fio condutor à libertação, não somente no campo cognitivo, mas também no social e político. É necessário para alfabetizar a conscientização, não adianta querer transmitir aos alunos uma listagem grande de conteúdos, mas criar condições de educandos e educadores, buscarem juntas alternativas para solução de seus problemas.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Paulo Freire sempre foi um exemplo para ti? Desde quando começaste a trabalhar com as ideias dele? Seria interessante expor tuas opiniões a respeito dele reportando para tua prática para te "ouvirmos" um pouco mais.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina!

Quero te desejar um bom início de semestre!

Com certeza, será de grandes superações e aprendizagens.

Nos vemos dia 23/03.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Tudo bem?

Estamos no aguardo de novas postagens já que logo será a terceira semana e a escrita deve ser semanal, certo?

Grande abraço, Anice.