domingo, 20 de setembro de 2009

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

No dia 17 de Setembro de 2009 na cidade de Cachoeirinha as escolas públicas municipais, estaduais e privadas participaram do encontro para estudarmos o Plano Municipal de Educação que terá duração de 10 anos. Quando falamos em duração de 10 anos temos que estar cientes da responsabilidade de elaborar um plano que talvez fique para futuros profissionais da área da educação.
A palestrante da manhã, professora Sofia, atuante na rede pública de Porto Alegre e Vereadora nos trouxe vários esclarecimento sobre o tema, a importância de um planejamento em tudo o que fizemos.
Quando trabalhou com a temática da Dimensão Ética, nos levou a uma reflexão bem profunda do nosso papel de educador, de tudo que assumimos e que muitas vezes não o fizemos, somente cobramos dos governantes e de toda a comunidade.
Se pensarmos bem nosso objeto de trabalho é um sujeito de direito, que educar é construir o humano, logo educação é um bem público. Se os fins humanos da educação se relacionam com a liberdade, aqueles que recebem precisam participar de todo a tomada de decisões da escola.
Trago para reflexão em relação a este assunto:Como estamos construindo esses sujeitos de participação? Será que nós profissionais da educação também participamos das tomada de decisões ou nos omitimos? Ou nos afastamos das decisões com medo de assumirmos de forma responsável o que pensamos, o que queremos.
Atualmente com a gestão na escola conseguimos instrumentos para todos terem acesso ao exercício do direito de votar, escolher, eleger,decidir, planejar, um processo longo de grandes aprendizagens.
Com toda essa participação inibimos a corrupção e o clientelismo, qualificamos os serviços, fortalecemos as organizações temos condições de construir conceitos.
Quando falamos em Plano Municipal de Educação estamos falando em planejamento, planejar para mudar, sem cair na tendência da reprodução, partindo da reflexão da realidade de todos os envolvidos.
Finalizando deixo para reflexão uma frase da professora Sofia:" Em educação não podemos somente reproduzir se não ficamos obsoletos. A escola que nós sonhamos pode existir."

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina! Exatamente. Sonhar é desejar a mudança. Desejar que as coisas melhorem e fazer com que isso ocorra, por mais difícil que seja. Este é o primeiro passo. Depois, de fato, entram o planejamento, a união, o estímulo da autonomia, entre outras ações importantes, não é mesmo? Abraço, Anice.