Após realizar as entrevistas com professores que trabalham com Educação de Jovens e Adultos, ficou claro que dentro desta modalidade de ensino existem diferentes tipos de alunos.
O aluno Jovem este geralmente está com defasagem de idade em relação à série, apresenta vários anos de repetência, muitas dificuldades de aprendizagem e conduta inadequada ao ambiente escolar, muitos estão de volta à escola com encaminhamento do Conselho Tutelar, voltando a estudar por exigência legal, enquanto que o Aluno Adulto procura a EJA por necessidades do mercado de trabalho, demonstra interesse em adquirir conhecimentos e por várias razões não conseguiu estudar quando jovem.
Fica claro que os professores enfrentam dificuldades de trabalhar com esses grupos, cada um com característica e interesses bem definidos e diferentes. Em sala de aula muitos conflitos são gerados, os alunos jovens apresentam muitas faltas sem justificativa, não importan-se com o avançar para a série seguinte, perturbam o andamento das aulas, não entregam trabalhos, diferente do aluno adultos que sempre apresentam justificativa para suas falta, concentram-se, procura sanar suas dúvidas e concebem o conhecimento como algo importante para sua vida.
O professor para dar conta de todas as diferenças apresentadas deve estar muito bem preparado, motivado, capacitado, o que infelizmente em muitos casos não é o que acontece.
O aluno Jovem este geralmente está com defasagem de idade em relação à série, apresenta vários anos de repetência, muitas dificuldades de aprendizagem e conduta inadequada ao ambiente escolar, muitos estão de volta à escola com encaminhamento do Conselho Tutelar, voltando a estudar por exigência legal, enquanto que o Aluno Adulto procura a EJA por necessidades do mercado de trabalho, demonstra interesse em adquirir conhecimentos e por várias razões não conseguiu estudar quando jovem.
Fica claro que os professores enfrentam dificuldades de trabalhar com esses grupos, cada um com característica e interesses bem definidos e diferentes. Em sala de aula muitos conflitos são gerados, os alunos jovens apresentam muitas faltas sem justificativa, não importan-se com o avançar para a série seguinte, perturbam o andamento das aulas, não entregam trabalhos, diferente do aluno adultos que sempre apresentam justificativa para suas falta, concentram-se, procura sanar suas dúvidas e concebem o conhecimento como algo importante para sua vida.
O professor para dar conta de todas as diferenças apresentadas deve estar muito bem preparado, motivado, capacitado, o que infelizmente em muitos casos não é o que acontece.
3 comentários:
Olá, Cristina:
Realmente a tarefa do professor não é nada fácil. Nota-se aqui uma diferença entre os jovens e adultos sem contar com as exceções, é claro.
A existência destes dois diferentes grupos pode ser visto de duas formas.
Como algo que atrapalha a aprendizagem daqueles que tem interesse em aprender.
E como algo que, por ter diferentes realidades e faixa etária, proporciona trocas de experiência. Este ponto temos que saber ressaltar e valorizar.
Abraço, Anice.
Anice
Infelizmente a realidade que trago é a primeira, alunos que não fazem trocas e somente estão na escola com pouco interesse em aprender.Apresentam muitas faltas, não realizam as atividades e nas avaliações pouco rendimento.
Sem falar da evasão que é grande.
Abraços
Crsitina
Olá, Cristina: Realmente é uma pena... nem sempre a realidade é o que gostaríamos, mesmo com vontade de mudança e seriedade. Abraço, Anice.
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