BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE
“Paulo Reglus Neves Freire (Recife, Brasil 19 de setembro de 1921 — São Paulo, Brasil 2 de maio de 1997) foi um educador brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial[1], tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica”
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.[carece de fontes?]
O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico.[carece de fontes?] Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.”(Wikipédia. A Enciclopédia Livre)”.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada, devido a necessidade de ter que trabalhar para ajudar a família a sustentar a casa e querem voltar a estudar. No início dos anos 90, o segmento da EJA passou a incluir também as classes de alfabetização inicial.A educação popular,como também é conhecida a EJA,supera as relações estabelecidas tradicionalmente, em que apenas um ensina - o professor. Aqui educadores e educando estão numa perspectiva horizontal em que um ensina ao outro e o outro ao aprender também ensina, tendo um diálogo como articulador das ações de ensinar e aprender.”(Wikipédia - A Enciclopédia Livre)
Após ler Paulo Freire e assistir aos vídeos: Paulo Freire Contemporâneo.(parte1) (Libras) e Paulo Freire Contemporâneo.(Parte2) (Libras) do autor Toni Venturi, retirados da Biblioteca Digital do Ministério da Educação, consigo fazer uma reflexão da minha prática com Alfabetização de Jovens e Adultos. Não tinha clareza se trabalhava ou não seguindo o método Paulo Freire, pois na mesma época falava-se muito no construtivismo, hoje após ter estudado e compreendido do mais sobre a teoria de Paulo Freire, percebo o quando mesmo sem saber usava seu método. Entendo que ao trabalhar com os Temas Geradores possibilitei aos meus alunos um desenvolvimento muito grande no processo de ensino-aprendizagem, ao priorizar os trabalhos dentro de uma construção do conhecimento, levei os aluno a pensar, refletir, dialogar e aprender diferentes conceitos, criando uma autonomia para a busca de novos conhecimentos.
Segundo Paulo Freire o ato educativo deve-se sempre a um ato de recriação, de re-significação do significado, fio condutor à libertação, não somente no campo cognitivo, mas também no social e político. É necessário para alfabetizar a conscientização, não adianta querer transmitir aos alunos uma listagem grande de conteúdos, mas criar condições de educandos e educadores, buscarem juntas alternativas para solução de seus problemas.
3 comentários:
Olá, Cristina:
Paulo Freire sempre foi um exemplo para ti? Desde quando começaste a trabalhar com as ideias dele? Seria interessante expor tuas opiniões a respeito dele reportando para tua prática para te "ouvirmos" um pouco mais.
Grande abraço, Anice.
Olá, Cristina!
Quero te desejar um bom início de semestre!
Com certeza, será de grandes superações e aprendizagens.
Nos vemos dia 23/03.
Grande abraço, Anice.
Olá, Cristina:
Tudo bem?
Estamos no aguardo de novas postagens já que logo será a terceira semana e a escrita deve ser semanal, certo?
Grande abraço, Anice.
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