segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Responsabilidade Social
domingo, 30 de novembro de 2008
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Como já havia postado no dia 19 de Novembro de 2008 as escolas da rede pública Municipal de Cachoeirinha foram as urnas para eleger seus novos diretores e vices.
Estava participando da eleição como candidata a vice- diretora na chapa 2 da escola onde atuo. Para nossa felicidade ganhamos a eleição.
Temos agora um grande compromisso de trabalhar dentro de uma gestão democrática, seguindo os princípios de transparência, participação e descentralização.
Agradeço a toda a comunidade escolar que acreditou em nossa proposta e nos elegeu.
Parabéns a outra chapa que também lutou nesta campanha.
domingo, 16 de novembro de 2008
Gestão Escolar
Sou de uma escola Municipal e irei concorrer ao cargo de vice- diretora, junto com mais duas colegas.
Elaboramos nosso Plano de Ação dentro de uma proposta de Gestão Escolar Democrática.
Seguiremos os princípios de PARTICIPAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, TRANSPARÊNCIA.
"Ninguém liberta ninguém,
Ninguém se liberta sozinho:
Os homens se libertam em comunhão."
Paulo Freire
domingo, 9 de novembro de 2008
ESCOLA ,CULTURA E SOCIEDADE
"A pedagogia é um conjunto de meios empregados pelo professor para tingir seus objetivos no âmbito das interações educativas com os alunos. Noutras palavras, do ponto de vista da análise do trabalho, a pedagogia é a "tecnologia" utilizada pelos professores em relação ao seu objeto de trabalho (alunos), no processo de trabalho cotidiano, para obter um resultado( a socialização e a instrução)". TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino.
domingo, 2 de novembro de 2008
SEMINÁRIO INTEGRADOR
"Ninguém faz inclusão sozinho".
O professor não faz diagnóstico, quem o faz é a saúde. Diagnóstico pedagógico é um equívoco. As Políticas Sociais referem-se a própria Lei e das verbas do FUNDEB, que terá valor maior se o aluno de inclusão dos 06 aos 14 anos necessitar de atendimento especializado, este valor será mais alto.
É necessário também a política da Escola quanto ao planejamento, avaliação e flexibilixação destes. Em relação à mantenedora, faz-se necessário políticas públicas em seu planejamento, quanto ao número de alunos em sala de aula, quando há alunos incluídos. A inclusão depende da rede de apoio não só da comunidade, e da Escola, mas da saúde em artículação com a educação, proporcionando atendimento especializado aos alunos que deste necessitam, além de professor intérprete para surdos/mudos, sala de apoio, materiais específicos e recursos humanos de apoio.
Todos estes fatores, providências fazem parte da Política Púlica de Inclusão.
domingo, 26 de outubro de 2008
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE
Ao pesquisar sobre qualidade de vida na terceira idade, encontrei na revista Evidência do mês de Julho uma reportagem sobre " Avós Modernas".
" Elas não ficam mais paradas em casa. A ordem, agora, é exercitar a mente e o corpo. Estamos no tempo em que as avós voltaram a estudar, navegar na Internet, fazem ginástica, namoram e viajam. Ter 60 anos, ou mais, não é sinônimo de velhice, pelo contrário, pode significar vitalidade e disposição.
O fato é que, no Brasil, o número de pessoas nessa faixa etária deverá dobrar até 2020, ou seja, serão cerca de 32 milhões de idosos em todo o país . O melhor de tudo isso, é que, uma boa parte dessa população- principalmente as mulheres, já está se conscientizando e se adaptando quando à melhor forma de usufruir a longevidade, adotando práticas saudáveis".
Super atualizada
Independência é a palavra chave dos bem- vividos 73 anos de Drozilia Terezinha Ferrari. Divorciada, mãe de uma filha e avó de duas netas, dina Drozi como é chamada mora sozinha e é muito determinada. Durante a semana vai três vezes à academia e duas vezes ao curso de informática."Antes mesmo de iniciarem as aulas, já adquiri um notebook. Fui me entusiaimando e hoje sou bastante ágil." Nutricionista formada, sempre cultivo o interesse por leituras e informações. "Gosto de pesquisar na internet, ler textos, fazer desenhos e jogar." Com tantas atividades assim, a sua agenda é lotada, mas sempre sobra um tempinho para namorar. "Considero-me uma mulher experiente, dona do próprio nariz e caheia de alegria felicidade."
(www.revistaevidencia.com.br)
domingo, 19 de outubro de 2008
Seminário Integrador
O QUE É UM PROJETO?
"Um instrumento metodológico para fazer da ação social uma intervenção organizada com melhores possibilidades de atingir seus objetivos."
"É uma ação social planejada, estruturada em objetivos resultados e atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos(humanos,materiais e financeiros) e de tempo".
Armani, Domingos
"Não é apenas um documento formal enviado aos potenciais financiadores como instrumento para captação de recursos.É uma das soluções técnicas mais difundidas para contribuir com o enfrentamento de problemas sociais de uma forma organizada, ágil e prática."
"Colocar em práticas as políticas e programas na forma de unidades de intervenção concretas.
Uma solução para organizar ações sociais, uma vez que eles "capturam a realidade complexa em pequenas partes,tornado-as mais compreensíveis, planejáveis, manejáveis."
Armani, Domingos
ASSIM QUE CONCLUÍDO POSTAREI O PROJETO NESTA PÁGINA.
Transcendendo
Ser professor
Educador significa vivenciar em todos os gestos e as atitudes uma espiritualidade brotada do nosso interior humano na escuta do chamado à tão fascinante missão.Em outras palavras e colocarmos em prática, no dia a dia, as virtudes que habitam nossa essência humana,mas que, lamentavelmente, em sempre as cultivarmos.
"A vida interior tornou-se uma dimensão esquecida. A vida das pessoas tem sido devassada pelos excessos da comunicação"(Leonardo Boff)
domingo, 5 de outubro de 2008
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Os direitos humanos constituem um conjunto de princípios aceitos universalmente,reconhecidos pelas Constituições dos diferentes países e garantidos através de normas jurídicas. Eles objetivam asseguram o respeito à dignidade,por seu turno,envolve considerar as dimensões: individual,social,material e espiritual das pessoas.
Direitos Civis
São aqueles que dizem respeito à personalidade da pessoa:Direito à liberdade pessoal(de ir e vir), de pensamento, de religião, de reunião e de liberdade econômica. Por meio deles , a pessoa tem garantida uma esfera de arbítrio e de liberdade, desde que respeite os direitos de todos(MATTEUCCI 1992).
Direitos Políticos
Dizem respeito á liberdade de associação em partidos políticos e aos direitos eleitorais de poder votar e ser votado. Ou seja, significa a possibilidade de acesso e participação no nosso poder político. Eles se vinculam à formação do Estado democrático representam e implicam uma liberdade ativa, uma participação dos cidadãos na determinação dos objetivos políticos do Estado(MATTEUCCI,1992).
domingo, 28 de setembro de 2008
MOSTRA DE TRABALO ESCOLARES 2008.
ECOLOGIA PROFUNDA
Os professores envolvidos irão levar para a feira o trabalho realizado pela a professora de Educação Artística com o grupo de professores da escola. Produção de papel com a palha do arroz.
GESTÃO EDUCACIONAL
domingo, 14 de setembro de 2008
SEMINÁRIO INTEGRADOR
No dia 2 de Setembro de 2008, um grupo de profesores da Rede Municipal de Cachoeirinha foi visitar o Rincão Gaia-Sede Rural da Fundação Gaia. A visita foi oferecida pela mantenedora com o objetivo de dar continuidade a formação dos professores referências do Projeto Mostra de Trabalhos que acontecerá no mês de Novembro em nossa cidade.
Foi um dia fascinante, um dia de magia e inspiração. "Por lá encontramos uma área transformada pelo ecologista José Lutzenberger em um lugar onde o esplendor da biodiversidade e seus ciclos são aliados naturais da produção orgânica de alimentos, pecuária natural, bioarquitetura e harmonia estética para uma vida sustentável."
Foi um dia maravilhoso, por tudo que conhecemos e mais ainda por ter passado horas junto com as colegas do PEAD Neila e Beatriz. Duas colegas fascinantes, amigas, comprometidas e muito inteligentes.
domingo, 7 de setembro de 2008
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
"Oportunizar a busca de conhecimentos ao aluno, e aprender com ele, ser um cidadão consciente de suas "funções" na sociedade e tentar resgatar junto aos alunos os valores e a importância da educação, da leitura da escrita para a sua vida prática." ( Marcia Silva Anacleto)
"Ser professor é poder contribuir diariamente no crescimento global do educando,transformando as dificuladades em aprendizagens de forma tranquila e natural, sempre incentivando o aluno a aprender." ( Mara Rejane)
" È ser educadora, incentivadora da aprendizagem. É ser a pessoa que lança problemas para que os alunos possam através da problematização proporem hipóteses e resloverem os mesmos buscando nos seus melhores conhecimentos a melhor solução." ( Claudia Oliveira)
São contribuições de colegas da escola onde trabalho sobre o que é ser professora? Ao longo da semana iremos postar outras contribuições. Chegando ao fibal com uma construção do que é ser professora para o grupo de profissionais da escola Maria Fausta Teixeira.
domingo, 31 de agosto de 2008
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE.
" Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão.
Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa.
Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.
Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.
Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por esse saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz que cansa mas não desiste".
( 24. FREIRE, Paulo,Pedagogia da Autonomia,op.cit.)
domingo, 17 de agosto de 2008
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Professora: Ana Cristina Ghisleni
Atividade: 1
Nome:Belmira Cristina Winter
Data: 16/08/2008
QUADRO 1 – CONCEITOS ESTRUTURANTES
Pólo: Gravataí
Disciplina: Organização e Gestão da Educação
CONCEITOS BÁSICOS | O QUE EU SEI? |
DEMOCRACIA | Regime de Governo, onde o cidadão tem poder de decisão. |
ESTADO: | Divisão territorial de um país. |
GLOBALIZAÇÃO | Um processo de integração aproximando pessoas de todo o mundo em todas as áreas. |
PARTICIPAÇÃO: | Interagir, integrar, comunicar-se, partilhar.... |
NEOLIBERALISMO | Doutrina econômica. |
POLÍTICA | Forma de organização pública ou privada. |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS | Conjunto de idéias e ações usadas pelo governo para levar educação a todos em um país. |
POLÍTICAS PÚBLICAS | Ações do governo com o objetivo de atender as necessidades básicas da população. |
terça-feira, 12 de agosto de 2008
PLANILHA DAS ATIVIDADES DIÁRIAS.
domingo, 10 de agosto de 2008
SEMINÁRIO INTEGRADOR
Ao terminar as atividades do eixo 4 e entrar de férias já pensava no eixo 5, pois não fiquei contente com algumas atividades que realizei e que poderia ter realizado de forma mais caprichada.
Nas primeiras mensagens do professor Silvestre referentes as interdisciplinas deste eixo fiquei atenta para não perder nenhuma atividade, achei muito interessante as interdisciplinas deste eixo, espero muitas descobertas. A interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos no Brasil com certeza me fará lembrar épocas passadas que marcaram muito minha caminhada enquanto professora, trabalhar com jovens e adultos foi uma das minhas melhores experiências, uma das mais marcantes e gratificantes que já tive.
Tenho como objetivos cumprir com todas as tarefas propostas em tempo, ter um horário e um dia o para cada interdisciplina.
Espero continuar vencendo cada etapa, para ampliar meus conhecimentos e cada vez ficar mais qualificada.
sexta-feira, 20 de junho de 2008
domingo, 15 de junho de 2008
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS




Durante a semana realizamos uma gincana com atividades culturais e esportivasl, onde os alunos da primeira a oitava série estavam envolvidos. As tarefas eram de pesquisa e animação.Os alunos tiveram que pesquisar a biografia do Santo Antonio, suas simpatias e apresentaram também a história do São João.Realizaram um histórico de onde surgiram as Festas juninas, suas comidas, bebidas, danças,vestimentas e músicas.
Para comemorarmos o Dia dos Namorados realizamos as atividades culturais e esportivas.
Muita Animação e integração. Seguem algumas fotos do evento.
domingo, 8 de junho de 2008
RePRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA
domingo, 1 de junho de 2008
ESTUDOS SOCIAIS
Aproveitado o conhecimento dos alunos em relação ao que aprenderam sobre a construção da linha de tempo de suas vidas e ao projeto que estou desenvolvendo sobre o CIRCO, resolvemos fazer uma pesquisa sobre a história dos circo, onde descobrimos muitas coisa. Após os estudos, estamos colocado os dados descobertos em uma linha histórica, desde o surgimento. O trabalho ainda está sendo feito, muitas atividades são propostas e assim que terminarmos irei dar maiores detalhes.
O projeto do circo surgiu depois de um espetáculo do Grupo Carambolas realizado na escola para todas as turmas. O interesse e entusiasmo pelas apresentações foi tão grande que decidimos estudar um pouco mais sobre o assunto.
domingo, 25 de maio de 2008
ESTUDOS SOCIAIS
AO REALIZAR O TRABALHO COM OS ALUNOS SOBRE A LINHA DE TEMPO DE CADA UM, FIQUEI SURPRESA COM A FELICIDADE DOS PAIS EM PODER PARTICIPAR DO TRABALHO PROPOSTO EM SALA DE AULA. RESGATAR A HISTÓRIA DE CADA UM FOI MUITO INTERESSANTE, OS PAIS TENTO QUE PARTICIPAR, BUSCANDO FOTOS E ESCREVENDO SOBRE A VIDA DOS FILHOS FOI MUITO LEGAL.TODOS CONSTRUÍRAM UM ÁLBUM COM
FATOS IMPORTANTES DESDE O NASCIMENTO ATÉ O ANO DE 2008,QUANDO INGRESSARAM NA ESCOLA.
NOTEI QUE MUITAS FAMÍLIAS NÃO TEM O COSTUME DE TIRAR E GUARDAR FOTOS DE FATOS IMPORTANTES E DATAS MARCANTES DA VIDA.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Estudos Sociais
Dia 15 de Maio comemoramos o aniversário de Cachoeirinha. E para animar a festa recebemos em nossa escola a visita do Palhaço Peteca, que veio nos visitar para contar a história da nossa cidade.
Como surgiu o nome da cidade, quem foram os primeiros donos das terras, como era a cidade na época de seu surgimento, os primeiros governantes e muitas outras curiosidades . Foi uma bela hora do conto, com muita animação e entusiasmo.
A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria da Cultura do Município.
Em sala de aula vamos organizar uma linha do tempo com fatos históricos do Município.
MATEMÁTICA
"Jogos nos quais diversos objetos são lançados a determinadas distâncias, para cima, dentro de espaços delimitados ou não. Pode-se brincar em grupo ou individualmente. Alguns têm regras flexíveis e outros fixas." ( retirado do livro A Arte de Brincar-Brincadeiras e jogos tradicionais.Autora;Adriana Fredmann)
Bolinha de Aço, vidro ou gude.
2 ou mais participantes( dependendo da modalidade)
Chão plano e firme.
Bolinha de vidro ou de gude.
O objeto do jogo é o de lançar a bolinha,com o polegar,em determinada direção,para atingir objetos preestabelecidos,conforme a modalidade que estiver sendo jogada.
Existem várias modalidades,dentre as quais são citadas:
1-mata-mata/corridinha/core atrás;
2-Triângulo;
3-béu/zepe (zepelin/cetriz(bissetriz);
4-oca/roda/búrico/buraco;
5-búlica/papã´/burica/peteca de casas;
6-chepinha,zepi;
7-rapa-põe-tira-deixa;
8-circuito ou caracol.
Origem
A julgar por descobertas arqueológicas e por registros pictóricos e escritos,o jogo praticado cm bolinhas é antigüissimo, enquadrando-se nos jogos de estratégias,que nasceram nas eras pós-neolíticas. Câmara Cascudo observa que o gude já era conhecido pelos gregos e romanos com o nome de esbothyn.
Retirado do livro: A Arte de Brincar
Brincadeiras e jogos Tradicionais
Autor: Adriana Freedmann
Editora:Vozes
segunda-feira, 12 de maio de 2008
A vida é beleza, admire-a.
A vida é beatificação, saboreie-a.
A vida é um sonho, torne-o realidade.
A vida é um desafio, enfrente-o.
A vida é um dever, cumpra-o.
A vida é um jogo, jogue-o.
A vida é preciosa, cuide-a.
A vida é riqueza, conserve-a.
A vida é amor, goze-a.
A vida é um mistério, desvele-o.
A vida é promessa, cumpra-a.
A vida é tristeza, supere-a.
A vida é um hino, cante-o.
A vida é um combate, aceite-o.
A vida é aventura, afronte-a.
A vida é felicidade, mereça-a.
A vida é a VIDA, defenda-a.
Madre Teresa de Calcutá.
Seminário Integrador
A maioria dos governos está comprometida com a melhoria dos sistemas educacionais quanto à qualidade do processo educativo e controle dos resultados. Há duas décadas as escolas vem sendo estimuladas e até exigidas a responsabilizar-se pelo seu próprio desenvolvimento: o mecanismo tem sido o de deslocar a governança do sistema educacional das autoridades centrais para as escolas.
A escola como uma organização, um sistema precisa: planejar, organizar-se, ter forte liderança e o controle das ações; dos processos e dos diferentes recursos que a viabilizem.
Não há mais lugar para uma escola sem condições adequadas de organização e funcionamento, sem espaço para definição e organização de seus processos, sem identidade e sem compromisso com os alunos e com a sociedade, sem valores, sem visão de futuro, sem missão de objetivos claros, sem estratégias de ação, sem metas de desempenho.
A nova escola depende de um conjunto de medidas que devem ser tomadas para reverter o quadro de ineficiência e de baixa qualidade do ensino.
O PDE, como ferramenta gerencial, não substitui o pedagógico e sim o complementa.Não indica o método pedagógico a ser adotado, mas sinaliza se este está falhando.
O PDE tem por objetivo auxiliar a equipe escolar na tarefa de transformação de suas escolas eficazes, de qualidade. Constitui um guia para que a escola se auto-avalie e estabeleça o patamar de desempenho que pretende alcançar em um determinado prazo,mediante conjunto de objetivos estratégicos, metas e planos de ação, com responsabilidades, prazos e custos definidos. É um guia para as ações estratégicas da escola.
Nossa Escola vive um momento importante já passamos pela fase de Preparação, onde definimos passos, identificando responsabilidades, promovendo o estudo do manual e divulgando o processo a toda a comunidade escolar. Agora estamos na fase da Auto- Avaliação, análise situacional ou diagnóstico, no terceiro passo iremos definir a Visão Estratégica e do Plano de Suporte Estratégico, em nosso quarto passo iremos para a Execução e por último Monitoramento e Avaliação.
Nosso prazo para seguir todos esses passos e até final de Junho.
MATEMÁTICA
FRENTE X VERSO
QUADRADO MENOR A
QUADRADO MENOR MENINA
QUADRADO MENOR CAIU
QUADRADO MENOR DO
QUADRADO MENOR BALANÇO
RETÂNGULO MENOR Nas
RETÂNGULO MENOR FÉRIAS
RETÂNGULO MENOR AS
RETÂNGULO MENOR CRIANÇAS
RETÂNGULO MENOR BRINCAM.
2- Cada grupo deve agrupar as fichas, conforme as figuras geométricas.
3-O professor solicita aos grupos que formem uma frase, com sentindo completo, com as fichas com quadrados menores, quadrados menores, triângulos, círculos, retângulos.
4- Marca um ponto o grupo que primeiro escrever a frase.
5-E assim por diante.até que todas as frases tenham sido formadas.
Marcar pontos, para animar a disputa.
As frases podem ser formadas de acordo com a série e o nível de dificuldades dos alunos.
ESTUDOS SOCIAIS
Na semana do dia 14 ao dia 22, trabalhamos com pesquisa. Com o auxílio da biblioteca os alunos iniciaram um trabalho de pesquisa sobre Os índios Brasileiros.
Conversamos em sala de aula e organizamos uma listagem de curiosidades sobre os índios:
História dos Índios. Como vivem os índios atualmente? Organização e modo de vida dos índios. Quem é o chefe da tribo? Do que se alimentam? Qual sua arte? Nomes indígenas. Cultura, ritos e mitos. Após os questionamentos fomos para a biblioteca para pesquisar. Não bastando enviei uma entrevista aos pais, para que eles ajudassem na pesquisa iniciada em sala de aula. Pedi também gravuras de jornais, revistas e pesquisas da internet.
Trouxemos tudo para sala e organizamos um mural com todas as informações trazidas pelos alunos.
Foi um trabalho muito interessante, a pesquisa, a descoberta de fatos diferentes mas sobre o mesmo assunto gerou comentários, muitos questionamentos e novas descobertas.
domingo, 13 de abril de 2008
SEMANA DE OFICINAS NA ESCOLA
O Trânsito trabalhou com um jogo,Trilha onde os alunos brincando aprenderam a importância de terem cuidado nas ruas e que todos devem respeitar os sinais, as regras do trânsito .
A Secretaria de Saúde trabalhou com a Higiene Corporal e Bucal, orientando os alunos a terem bons Hábitos de Higiene para uma boa saúde.
A orientação da escola trabalhou com a oficina de Bons Hábitos e Boas Atitudes, regras básicas de convívio dentro e fora da escola.
Os resultados foram muito bons, todos os alunos participaram com entusiasmo e muita atenção.
Fotos das atividades com minha turma de primeira série .
domingo, 6 de abril de 2008
EU CRIANÇA
Minha turma de primeira série durante esta semana confeccionou um álbum com o tema Eu Criança. Em cada página questões eram levantadas para que através de desenhos os alunos fossem relatando.
Tenho--------anos
Nasci no dia-----------
Depois eu nasci....e fiquei um bonito bebê...
Hoje sou assim... Quando eu crescer serei assim...
Este é meu corpo.Como eu sou?
O mundo é cheio de coisas bonitas. E tudo isso eu posso.. ver,ouvir,cheirar,pegar,comer.
Minhas preferências.
Eu gosto de ....
Eu não gosto de...
Movimentos do meu corpo.
O que posso fazer com minha cabeça,braços,mãos,tronco,pernas.
Esta é minha família.....
Está é minha casa....
Quem cuida da minha casa....
O que faço para ajudar minha família...
O que eu faço em um dia...
de manhã, à tarde, à noite
Brinquedos que mais gosto....
Animais que gosto....
Minha escola é assim
Esta é a segunda parte do planejamento, até aqui conhecemos o aluno e sua família, depois iremos mostrar ao aluno a escola e o bairro, onde ele mora e onde a escola esta localizada.Todo o registro é realizado com desenhos, são alunos de primeira série e muitos ainda não sabem escrever.
domingo, 30 de março de 2008
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS
Durante a aula presencial pude lembrar de muitos trabalhos realizados com meus alunos ao longo dos meus 20 anos de trabalho em sala de aula . Alguns ficaram registrados em minha memória e com certeza na memória dos alunos e seus familiares.
Trabalhei em uma turma de quarta série,onde realizei uma trabalho de resgate da história de vida de cada aluno.Os alunos pesquisaram junto de suas famílias diferentes fatos que foram vividos em diferentes épocas de suas vidas, trouxeram fotos para a sala de aula e juntos montamos um grande painel. A família foi convidada a vir até a escola para prestigiar o painel e descobrir onde estavam, no grande grupo cada um relatou qual o momento trazido por seus filhos . Foi um sucesso, todos os alunos participaram. Logo a seguir com a ajuda dos parentes que ali estavam organizamos uma linha de vida de cada aluno. O apoio dos familiares foi muito importante, os mesmos ajudaram cada aluno a fazer sua linha de vida até o momento atual.
Para culminar tomamos um café da manhã,todos juntos.
Até hoje encontro alunos e pais daquela turma que lembram da atividade.
As fotos são registro da atividade
domingo, 23 de março de 2008
MEUS ALUNOS EM 2008 -TURMA DE PRIMEIRA SÉRIE

Festa da Páscoa