domingo, 24 de outubro de 2010

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. (cap. 5)

•Educador espanhol, de 57 anos atualmente.
•Doutor em psicologia e professor titular do Departamento de Dibujo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (Espanha) onde coordena o programa de doutorado Artes Visuais em Educação, um enfoque construtivista e coordena também o curso de mestrado em Estudos sobre a Cultura Visual.
•Um dos mais influentes teóricos, Hernández tem suas teorias divulgadas em conferencias, artigos e nos seguintes livros: 1. A organização do Currículo por Projetos de Trabalho2. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho e 3. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho e o último lançamento 4. A formação do professor e o ensino de artes visuais, todos lançados pela Artes Médicas.
•Principal proposta na educação: Reorganização do currículo por projetos, com atuação conjunta de alunos e professores.
FONTES:
•Sites: Universidade do Estado de Santa Catarina, Revista Nova Escola(2002) e Rede no Ar (entrevista 2006),


PROJETO DE APRENDIZAGEM

Para os autores Hernandez e Ventura, projeto é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem ou os conhecimentos escolares, adotando como aspectos essenciais o conhecimento globalizado e a aprendizagem significativa.
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento de informação e à relação de diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses facilitando aos alunos a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.
Meu TCC será baseado nos projetos de aprendizagem desenvolvidos na minha escola, aproveitarei para contar um pouco como os projetos de aprendizagem podem ser aplicados em todas as áreas do conhecimento.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Seria interessante contar-nos um pouquinho sobre como os projetos de aprendizagem podem ser aplicados, ok? Quanto menos sucinta fores, melhor para os leitores! Queremos "ouvi-la" mais!

Grande abraço, Anice.