sábado, 6 de novembro de 2010

PEDAGOGIA DE PROJETOS

CONSTRUTIVISMO E PEDAGÓGIA DE PROJETOS
O construtivismo fundamenta-se em que “cada criança constrói, ao longo do processo de desenvolvimento o seu próprio modelo de mundo”. (GOULART, 1984, P.11).
Ensinar numa perspectiva construtivista apresentando uma seqüência de momentos que inicia com questionamentos, propostas de problemas, possibilitando aos educandos que exponham tudo que conhecem do tema a ser estudado, execução de atividades concretas, análise de dados, leituras para aprofundar os conhecimentos, discussões e culminância como síntese, para finalizar apresentação dos resultados.
Na pedagogia de projetos a relação ensino/aprendizagem é voltada para a construção do conhecimento de maneira dinâmica, contextualizada, compartilhada, envolvendo a todos num processo de traça de experiências.
Tanto no construtivismo quanto na pedagogia de projetos, o educando é o próprio agente de seu desenvolvimento, sempre mediado pelo educador.Um projeto para ser aplicado em sala de aula deve nascer da curiosidade do aluno, algo que desperte interesse e curiosidade. É uma pesquisa, investigação que deverá ser aprofundada.
“A função principal de um projeto é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadora de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação”.(HERNANDEZ E VENTURA1998. P.89)

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá Cristina:

Aqui fica claro onde é visão tua e onde é o pensamento dos autores. No entanto, faltou a citação completa: ano, autor, livro, ok?

Grande abraço, Anice.