domingo, 28 de novembro de 2010

TEMAS GERADORES

TEMAS GERADORES
Segundo Paulo Freire os estudos partem sempre da realidade do educando, o educador faz a organização dos dados, este processo faz surgir os temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos são resultados da metodologia dialógica.O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma noiva maneira de relação com a experiência vivida. O ato educativo deve ser um ato de recriação, de re-significação de significados.
Moacir Gadotti identifica, no Método Paulo freire, três momentos, que se entrelação dialética e interdisciplinarmente:
1- INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA – busca do universo vocabular dos educandos e da comunidade que vivem.
2- TEMATIZAÇÃO – Codificação e decodificação dos temas buscando seu significado social.
3- PROBLEMATIZAÇÃO – Exercício, pelo diálogo, de superação da visão que os alunos têm.
Para Paulo Freire, a educação não visa transmitir aos alunos um cabedal de conhecimentos, mas a criar um diálogo em que se busca novas dimensões da realidade e novas possibilidades da realidade que estão inseridos.
Retomando o eixo 7 revisei o que foi trabalhado na interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação e retomei o que estudamos sobre Paulo Freire e temas geradores.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

E que conclusões tiraste a partir disso? O que podes linkar com o tema do teu TCC?

Grande abraço, Anice.